18/11/2023 às 14h08min - Atualizada em 18/11/2023 às 14h08min

Segurança Pública dá início à Operação Verão neste sábado em Alagoas

Plano de Policiamento para a alta temporada em Maceió e Região Metropolitana se estenderá até o final de fevereiro de 2024

Por George Amorim/Ascom PMAL com Agência Alagoas
Plano de Policiamento para a alta temporada em Maceió e Região Metropolitana se estenderá até o final de fevereiro de 2024 - Foto: Ascom PM
  
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)  deu início neste sábado (18) ao plano de policiamento para a alta temporada na capital e municípios da Região Metropolitana. O pontapé simbólico foi a chegada do primeiro cruzeiro com turistas ao porto de Maceió. Intitulada de “Operação Verão”, e em parceria com o trade turístico local, a medida irá reforçar o policiamento em todas as cidades até o fim do mês de fevereiro de 2024. O efetivo empregado envolve a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.

O plano de policiamento abrangerá os principais balneários turísticos dos Litorais Norte e Sul de Alagoas. Além disso, equipes extras também garantirão a segurança de quem for às compras na região Central de Maceió. O efetivo extra será empregado todos os dias através de viaturas do Programa Força Tarefa. Nos fins de semana, a escala será reforçada por militares a pé espalhados por pontos estratégicos de Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira e Barra de São Miguel.



Capital

Em Maceió, o efetivo extra estará tanto no litoral, quanto na região do Centro. Na Orla Marítima serão empregadas viaturas fixas das 14h às 20h. Aos fins de semana, 65 militares (entre alunos do Curso de Formação de Praças e policiais efetivos) serão distribuídos entre as praias de Pajuçara e Cruz das Almas. Aos domingos, uma viatura do Batalhão Escolar também fará rondas pela região.

Quem for às compras no Centro da cidade também vai perceber um aumento no policiamento. De segunda à sexta-feira, duas viaturas de Força Tarefa farão o policiamento nas ruas ao redor do calçadão até às 19:30. Um efetivo de 12 militares por turno também estará distribuído ao longo dos principais corredores de compras.  Aos fins de semana, uma viatura fará rondas até às 14h. Na segunda quinzena de dezembro, mais 41 militares (entre alunos do CFP e efetivos) irão reforçar diariamente o policiamento pela região do centro comercial de Maceió até às 19h30.



O histórico bairro do Pontal da Barra também entrou na rota do reforço na segurança. Conhecido pela riqueza de sua culinária e artesanato, o local contará com a presença de uma viatura fixa todos os dias até às 20h. Aos fins de semana e feriados, esse policiamento será complementado com 15 policiais a pé distribuídos ao longo dos principais pontos turísticos da região

Litoral Sul

As cidades de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel também terão equipes extras da PMAL. A Praia do Francês, um dos mais movimentados balneários de Alagoas, contará com uma viatura extra fixa das 8h às 20h. Aos fins de semana, 10 militares serão distribuídos ao longo da orla até às 18h. Os povoados Barra Nova e Massagueira também contarão com uma viatura fixa todos os dias até às 20h.

No município da Barra de São Miguel, as viaturas extras ficarão até 1h, contando com o reforço de uma equipe do Batalhão de Trânsito até às 19h. Aos fins de semana, alunos do curso de formação de praças e militares efetivos farão o policiamento a pé pelas principais ruas da localidade.



Litoral Norte

O município de Paripueira receberá viaturas extras todos os dias até às 20h. Aos finais de semana, o patrulhamento motorizado será reforçado com policiais a pé. No total, 10 militares serão distribuídos ao longo da orla da cidade até às 18h

Esquema especial para a chegada de Cruzeiros

Nos dias previstos para a chegada das embarcações com turistas, a Polícia Militar de Alagoas disponibilizará uma viatura na entrada do Porto de Maceió. Além disso, três equipes de motocicletas da Companhia de Raio farão o patrulhamento entre o Jaraguá e a Feirinha do Artesanato. Uma viatura será empregada nas praias de Paripueira, Francês, Gunga e Barra de São Miguel.

O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, destacou que o plano de policiamento visa garantir a tranquilidade de alagoanos e turistas durante o período de verão.

 

“Durante esta época do ano, o fluxo de visitantes aumenta consideravelmente. A população nas cidades litorâneas aumenta consideravelmente, com isso precisamos nos antecipar e proporcionar uma estadia segura, tanto para os alagoanos, quanto para os turistas”, destacou o oficial superior.


As guarnições que desempenham o patrulhamento diário continuarão realizando suas funções, podendo ser usadas em situações pré-definidas pelos oficiais de serviço. O plano também contará com a colaboração das outras forças de segurança, como Polícia Civil e Bombeiro, além dos órgãos municipais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp