21/10/2023 às 06h29min - Atualizada em 22/10/2023 às 06h29min

Vídeo: Rayssa Leal conquista primeiro ouro do Brasil no Pan 2023

Maranhense faz dobradinha com Pâmela Rosa e sobe ao topo do pódio do skate em Santiago

Da Redação
Rayssa Leal exibe a medalha de ouro obtida em Santiago | Ivan Alvarado/Reuters
O Brasil celebra uma vitória histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, com a jovem prodígio do skate, Rayssa Leal, de apenas 15 anos, conquistando a primeira medalha de ouro para o país na modalidade skate street. Com um desempenho impressionante, Rayssa liderou a competição com uma margem confortável e acumulou um total de 236,98 pontos.

O pódio foi uma dobradinha brasileira, com Pâmela Rosa, de 24 anos, conquistando a medalha de prata ao obter 211,34 pontos. A norte-americana Page Heyn completou o pódio, levando a medalha de bronze com 176,35 pontos.

Desde o início da competição, ficou evidente a superioridade das atletas brasileiras. Elas abriram uma grande vantagem sobre suas concorrentes logo nas primeiras duas voltas de 45 segundos, que incluíram várias acrobacias. Nas sequências de cinco tentativas para manobra única, as posições se consolidaram, deixando claro que Rayssa Leal e Pâmela Rosa seriam as donas do ouro e da prata. A disputa pelo bronze foi vencida por Page Heyn.

Alexandre Loureiro/COB
 

"Foi muito especial esta medalha. Mais uma vez, representando muito bem o skate feminino e o Brasil", declarou Rayssa Leal, que já havia conquistado uma medalha de prata olímpica em sua carreira.

"Vai ficar na história, porque é o primeiro campeonato pan-americano de skate. Para mim, é surreal. Consegui acertar minhas manobras. Então é só felicidade. Estava a galera toda torcendo, parecia que estava no Brasil. Estou muito feliz."


O clima frio em Santiago, com temperaturas de 12ºC, não foi um problema para Rayssa Leal, que obteve 76,03 pontos em sua melhor volta na primeira parte da competição. Nas manobras únicas, ela cometeu apenas um erro, que foi descartado do cômputo final, e somou 76,72 e 84,23 pontos em suas tentativas subsequentes.

Rayssa Leal se prepara para uma de suas manobras | Foto: Ivan Alvarado - 21.out.23/Reuters

Veja o vídeo:
 
Pâmela Rosa apresentou um nível relativamente parecido, mas mesmo sendo sua compatriota, não conseguiu superar a maranhense Rayssa Leal. Algumas rodadas antes do término da competição, já não havia dúvidas sobre quem estaria no topo do pódio.

Embora o triunfo no Pan-Americano não garanta uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Paris, as classificações de Rayssa Leal e Pâmela Rosa no ranking olímpico indicam que estão bem posicionadas para competir nas Olimpíadas. Rayssa é a vice-líder no ranking olímpico, enquanto Pâmela ocupa o sétimo lugar. A brasileira Gabi Mazetto, décima colocada, também está na zona de classificação.

"A gente prefere não pensar tanto em Paris agora, porque, querendo ou não, está um pouquinho longe. Alguns campeonatos vão vir antes", disse a campeã pan-americana, indicando que estão focadas em chegar ao auge de sua forma para competir nas Olimpíadas.


Antes da vitória no skate street, o Brasil já havia obtido seu primeiro pódio no Pan de Santiago, com o ciclista José Gabriel conquistando a medalha de bronze no mountain bike, colocando o país no quadro de medalhas.

*Com informações da Folha de S. Paulo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp